terça-feira, 5 de abril de 2011

Dengue um mal que assusta e pode matar!


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Nematocera
Família: Culicidae
Subfamília: Culicinae
Gênero: Aedes
Subgênero: Stegomyia
Espécie: Ae. aegypti
O mosquito da dengue é pequeno e o ruído emitido por ele é quase imperceptível pelo ser humano, o mosquito macho se alimenta de frutas e vegetais adocicados porém a fêmea se alimenta de sangue animal, geralmente humano e quando pica para sugar o sangue injeta uma substância anestésica por tanto não há dor durante a picada, costumam picar durante o começo da manhã ou no final da tarde, mas não convém facilitar pois existem mosquitos que não conseguem diferenciar o dia da tarde rsrsrrsr, bom brincadeiras a parte, as picadas acontecem geralmente na região dos pés, tornozelos e pernas, isso acontece porque elas tem o hábito de voar baixo mais ou menos meio metro acima do solo.
A fêmea deposita seus ovos em água limpa ou pouco poluída, daí a importância de não deixar recipientes ou objetos que possam vir a ser depósito de água parada, se cada um cuidar do próprio quintal e de seus pertences com certeza será mais fácil evitar a dengue, comente com amigos, parentes e não descuide, pois esse mal está cada vez mais forte e perigoso.
" Existem quatro variações (sorotipos) do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos estão presentes no país. São transmitidos da mesma maneira (pela picada da fêmea do Aedes), produzem a mesma doença, têm sintomas idênticos e requerem os mesmos cuidados e tratamento.

A diferença é que a pessoa infectada pelo DENV-1, por exemplo, fica imunizada para este sorotipo, mas pode ter dengue novamente, se for infectada pelos outros três sorotipos. E, a cada nova infecção, aumentam as chances de o paciente desenvolver uma forma grave, caso a doença não seja identificada e tratada de maneira rápida e adequada." (fonte:ministério da saúde, disponível em www.saude.gov.br).
Bom galera fica o alerta e o pedido de colaboração de todos, aproveitando segue abaixo uma receita simples e barata para evitar a picada do mosquito, trata-se de um repelente caseiro que funciona e é utilizado por pescadores já a muito tempo.
Material:
1/2 litro de álcool
20 gramas de cravo da índia
200ml de óleo usado em bebês
Modo de fazer:
Misture tudo em um recipiente limpo, livre de gordura ou sujeira.Utilize diariamente pela manhã pingando um pouco no braço. Boa tarde a todos e um forte abraço